terça-feira, 6 de abril de 2010

Brasileiro de Seleções Sub 20: novo formato e velhos conhecidos

Terminou no último domingo, dia 04 de abril, o Brasileiro de Seleções Sub 20, divisão especial, na cidade de Contagem-MG. Já no novo formato das competições da CBFS, ou seja, com 3 divisões (2a. divisão, 1a. divisão e divisão especial), baseada no ranking dos estados pelos últimos 5 anos, chegaram às semi-finais, os estados tradicionais no trabalho das categorias de base no futsal brasileiro: São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Pernambuco. A surpresa ficou por conta do estado do Paraná, que foi rebaixado para a 1a. divisão, por ficar em último lugar numa chave muito complicada. 

Nas semi-finais tivemos a vitória de São Paulo sobre Pernambuco, por 4 a 1 e a vitória de Santa Catarina, por 2 a 0, com os dois gols marcados no último minuto do tempo normal. Na final, a equipe de São Paulo, venceu Santa Catarina nos penaltis, pelo placar de 4 a 2, após empate em 4 a 4 no tempo normal e 0 a 0 na prorrogação. Deste modo, SP sagrou-se bicampeão, pois venceu também em 2006 a final contra Minas Gerais. 

Merecido título para São Paulo, que além do bom trabalho desenvolvido, conta com melhores condições para selecionar os atletas, tendo em vista o grande número de equipes em seu Estado e, consequentemente, os atletas que chegam à categoria sub 20 tiveram um maior volume de oportunidades (jogos e treinamentos) para se desenvolverem e mostrarem em quadra um nível de maturidade física, técnica, tática e psicológica superior às outras equipes. 

As equipes de Santa Catarina e de Minas Gerais, tendo em vista, principalmente, para o último, o pequeno número de equipes  no estado e de "rodagem" dos seus atletas, apostaram no entrosamento, pois tinham como base ou totalidade, respectivamente, a equipe da Malwee e do Minas, para representar a seleção estadual. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário