terça-feira, 26 de outubro de 2010

Por que a Espanha venceu o Grand Prix 2010?

Espanha

Neste post, não tenho a pretensão de apresentar todos os motivos que levaram a Espanha a vencer o Grand Prix de Futsal, aqui no Brasil, mesmo porque não teria condições de fazê-lo. A minha intenção é apenas apresentar a minha opinião e, de certa forma, a minha admiração por esta escola de Futsal. Apresento abaixo alguns motivos:

1) É a atual campeã Européia, ou seja, em seu continente, dificilmente perde jogos para outras importantes seleções, como Portugal, Itália, Rússia, etc. Além disso, só perdeu o último Mundial, no Brasil, na cobrança de penalidades.

2) Tem juntamente com o Brasil, a Liga Nacional mais forte do mundo.

3) Apesar de apresentar novos jogadores, ainda conta com atletas acostumados a grandes decisões, tais como: o goleiro Luis Amado (que fez uma final fantástica) e o fixo Kike (extramamente eficiente), além de Álvaro e Torras.

4) Tem um ótimo jogo ofensivo com o goleiro-linha para situações desfavoráveis e sabem marcar muito bem quando o adversário utiliza este recurso (como foi visto na final contra o Brasil).

5) Tem muita qualidade nas bolas paradas, muita consistência na defesa e um contra-ataque extremamente eficiente.

6) Apesar de também estar desfalcada de alguns atletas, encontrou um Brasil em processo de renovação, não contando com o Falcão em seu melhor momento e a ausência de outros importantes atletas, tais como: Schumacher, Simi, Marquinhos, Betão, etc.

7) Tem um treinador extremamente inteligente e acessível (Venâncio Lopez), que está invicto à frente da Seleção Espanhola.

Em suma, ver jogos da Espanha é sempre uma grande oportunidade de aprendizado, ainda mais contra o Brasil, que, apesar da derrota, ainda tem o melhor futsal do Mundo, mas precisa estar atento ao processo de renovação para substituição de jogadores importantes e continuar fazendo grandes finais, provavelmente, durante muito tempo ainda, contra a Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário