sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Continuidade dos investimentos das empresas no futsal: é possível?

Inicio este post, reproduzindo partes da entrevista do Marcelo Rodrigues (comentarista de futsal da Sportv) com Cacá Pavanello, diretor presidente da equipe de Jaraguá, divulgado no ótimo blog do Marcelo (http://sportv.globo.com/platb/tocaesai/). Abaixo estão alguns trechos:

(M) Cacá, o que acontecerá com a equipe no ano que vem?
(C) Ficou inviável gastar o que estávamos gastando. Todos os jogadores que tentávamos contratar, pediam mais de 100% do que ganhavam em seus clubes de origem. As renovações sempre foram caríssimas. etc.
(M) Mas não havia retorno?
(C) Houve até um determinado momento. Aí, gastávamos 7 mil reais só para abrir nossa arena. A prefeitura não repassava o dinheiro, o estado demorava a repassar, o campeonato estadual nos dava muito prejuízo. Já imaginou abrir essa arena, gastar 7 mil reais por jogo e termos 180 pessoas aqui na maioria dos jogos?
Para lotarmos a arena, só quando Joinville vinha jogar ou quando tínhamos um grande jogo pela Liga.
(M) Qual era em média a receita da equipe?
(C) Isso não posso te confidenciar.
(M) Diga se era mais de 2 milhões?
(C) Não posso! rs
(M) Mais de 3?
(C) Sim!
(M) E o prejuízo?
(C) Esse ano algo em torno de 1 milhão e meio. E ainda dizem que nós roubamos. Marcelo, nós ganhamos mais de 50 títulos, pagamos sempre boas premiações, sempre fizemos ótimas contratações e boas renovações, mas ficou inviável agora.
(M) Então os jogadores estão liberados?
(C) Sim. Eles podem procurar outros clubes. Nós vamos parar 1 ano, repensar, replanejar, começar do zero. Contamos com o povo de Jaraguá, com a sabedoria para contratarmos dentro de limites normais. Aí veremos a cidade respirar Futsal novamente.

Várias partes me chamaram a atenção, mas principalmente, a supresa em saber do número baixo de pessoas em jogos dos estaduais e a inviabilidade financeira. É uma pena, pois para nós que estamos distantes, o projeto da Malwee sempre foi um grande exemplo no futsal, sugerindo um tempo maior de continuidade e que não provocasse prejuízos, mesmo para os últimos anos.

Então, fica a minha dúvida em relação à possibilidade de termos projetos com equipes vitoriosas durante muitos anos, que dêem um retorno mais objetivo e consistente para patrocinadores. O que seria necessário? O futsal tornar-se olímpico? Maior presença na TV aberta? Mais clubes de futebol participando com equipes de futsal? Um maior incentivo por parte do governo em relação às empresas patrocinadoras? Maior facilitação de custos por parte das prefeituras?

Nenhum comentário:

Postar um comentário