domingo, 5 de dezembro de 2010

Corinthians campeão da Taça Brasil: justo prêmio ao melhor trabalho de 2010

Corinthians campeão Neste domingo, o Corinthians tornou-se campeão da 37ª Taça Brasil de Clubes de Futsal (Divisão Especial). A conquista veio após uma emocionante vitória por 4 a 3 diante do Carlos Barbosa (RS). A equipe paulista volta a comemorar um título nacional após 36 anos. Na minha opinião, um título necessário para coroar o melhor trabalho de 2010, apesar da eliminação na semi-final da Liga, pelo Copagril.

Eu particularmente já venho acompanhando esta equipe desde o início do ano, principalmente pela presença do treinador PC, que eu considero um dos melhores do mundo. A transformação que esta equipe teve em relação ao ano de 2009, quando nem se classificou para a 2a. fase da liga, foi impressionante, contando praticamente com os mesmos atletas.

Conforme já abordado em um dos posts anteriores, a equipe do Corinthians trouxe novidades táticas para o futsal, que podem ser vistas no post http://pablitoprofutsal.blogspot.com/2010/08/qualidade-de-trabalho-de-um-grande.html:

a) qualidade das bolas paradas, principalmente nas jogadas de escanteio;

b) uma movimentaçao, agora já conhecida pelos adversários, mas (pelo menos dentro do meu conhecimento) totalmente inédita no início da liga, que é realizada na ala, por um jogador que desloca por trás do marcador do portador da bola e recebe a bola meio de lado e meio de costas;

c) no posicionamento dos atletas na utilização do goleiro-linha, formando um cone, também diferente do que era normalmente utilizado.

O único ponto que eu destacaria como negativo na parte técnico-tática do Corinthians foi sua marcação do goleiro-linha adversário, que sempre encontrava muita dificuldade para neutralizar este recurso do adversário.

Por último, além de destacar o trabalho do PC, queria reforçar o talento inquestionável do Simi, um jogador extremamente tranquilo em quadra, mas com um poder de resolução ofensiva impressionante e o jovem Arthur, que com apenas 20 anos, é uma das maiores revelações do futsal nacional.

Espero que esta equipe continue forte para dar ainda mais visibilidade ao futsal, principalmente, com a presença agora da grande equipe que o Santos está montando.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Finalmente alguém escreve o que venho observando durante a liga, cansado daquele entediante toca e sai pelo meio, vi na equipe do PC algo novo e, feliz acompanhei cada jogo que era possível, tanto presente como pela TV.
    Esta movimentação mencionada no texto acima, boa parte da liga, destruiu os conceitos da marcação quadrante e a cada jogo eu vibrava. Até quando vamos ficar dependentes da criatividade dos jogadores?
    É preciso que nós técnicos de futsal, inovemos para surpreender a todos e de preferência também os ESPANHOIS.

    ResponderExcluir