sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Categorias de base no futebol: existem indicadores de qualidade ou gestores de qualidade para avaliar o trabalho?

 

Apesar de não trabalhar, especificamente com o futebol nas categorias de base, tenho vários colegas/amigos que são ou foram treinadores neste contexto, principalmente em equipes de Belo Horizonte. Além disso, como sou professor convidado do curso de Pós da Gama Filho, em Futebol e Futsal, tenho também contato com treinadores de futebol de diferentes estados. Por isso, resolvi abordar um pouco este tema, ou seja, o trabalho de formação de atletas nas categorias de base, utilizando dois materiais: o primeiro, neste post, a partir de uma parte do texto do Paulo Calcade (comentarista dos Canais ESPN) e no próximo post, baseado também na reportagem da ESPN sobre o processo de formação no Barcelona.

Paulo Calcade, ótimo comentarista, sugere os seguintes procedimentos para avaliar o trabalho de formação de atletas nas categorias de base:

1. ­ Colocar no site da entidade a lista de todos os jogadores da base e dos que passaram por ela nos últimos cinco anos;
2 ­ Como chegaram até lá (peneira, indicação, contratação);
3 ­ Quanto custaram e a trajetória percorrida;
4 ­ A quem pertencem (empresários, empresas, clubes).
Veja o texto completo em: http://espn.estadao.com.br/paulocalcade/post/218678_QUER+AJUDAR+SEU+CLUBE+A+GANHAR+DINHEIRO

Considero muito oportuna a necessidade de estabelecer alguns indicadores que permitam avaliar a qualidade do processo de formação. Porem, nao sei se a maioria dos clubes, principalmente, do futebol brasileiro, adotaria estes indicadores, porque ficaria mais evidente o despreparo, principalmente, de profissionais que sao responsaveis por avaliar o trabalho dos treinadores.

O ideal seria o clube apresentar claramente a sua filosofia de trabalho e os principios e valores que norteariam este processo, buscando, portanto, profissionais competentes tecnicamente, para viabilizar este desenvolvimento.

Temos exemplos raros, como o do proximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário