sábado, 15 de outubro de 2011

Processo de formação no futebol: exemplo do Barcelona

 

No processo de formação de atletas de futebol de campo, tendo em vista, o grande número de variáveis que interferem, não existe, logicamente, um único modelo correto. Fatores, desde a condição econômica e de visibilidade do clube até a questão cultural do país ou região,  influenciam na organização e condução deste processo. Porém, isto não nos impede de conhecer o que acontece em locais em que alguns indicadores demonstram a qualidade do trabalho das categorias de base no futebol. Por isso, por meio do vídeo abaixo (exibido pelo Canal ESPN), mostramos, de forma bem resumida, o que ocorre nas categorias de base do Barcelona.

Como dito no início do texto, o modelo do Barcelona não tem necessariamente que ser o nosso modelo. Além disto, existem também outros processos em diferentes países e mesmo em clubes do Brasil. Porém, acredito que alguns princípios e valores, exibidos no vídeo, servem para nortear o trabalho, tais como:

-  Definir uma linha de trabalho, diretrizes para a formação do atleta, que esteja de acordo com os valores do clube e da sua idéia de futebol;

- Escolher um gestor/coordenador PREPARADO para conduzir este processo, e este escolher profissionais (treinadores, preparadores físicos, treinadores de goleiro, etc) que se encaixem no perfil pretendido;

- Pensar num projeto de médio e longo prazos e entender que os resultados representam um dos indicadores e não o único indicador do andamento do processo;

- Investir na formação cognitiva/intelectual e humana dos atletas e principalmente, na percepção do mesmo sobre a sua necessidade constante de busca de aprendizado (se necessário, adotar medidas operacionais, como não conceder entrevistas; trabalho de conscientização com os familitares; limitar a participação de empresários, etc)

Claro que, além dos procedimentos citados acima, baseados no vídeo do Barcelona, existem outros. Porém, o mais importante é que todos os envolvidos no processo tenham conhecimento do que se espera deles e quais são os caminhos devem ser adotados para alcançar os objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário