terça-feira, 16 de março de 2010

Metropolitano de Futsal: previsão de equipes e início

Após as reuniões específicas das categorias do futsal, começa a se esboçar o Campeonato Metropolitano da Federação Mineira de Futsal. Algumas equipes podem ser incluídas e outras podem ainda desistir, mas a tendência é que a configuração das categorias fique assim:
  • Sub 11 (5 equipes):  Magnum, Monte Sião, Oásis, Olympico e Recreativo
  • Sub 13 (7 equipes): Magnum, Minas Tênis Clube, Monte Sião, Oásis, Olympico, Recreativo e  SESI.
  • Sub 15 (8 equipes):  Magnum, Minas Náutico, Minas T.Clube, Oásis, Olympico, Prefeitura de Betim, SESI Belo Horizonte e Clube das Quintas
  • Sub 17 (6 equipes): Magnum, Minas T.Clube, Oásis, Olympico, Prefeitura de Betim e Prefeitura de João Monlevade
  • Sub 20 e adulto, disputando o mesmo campeonato, (5 equipes): Minas (adulto), Minas (sub 20), Oásis, Betim e Congonhas  
Para todas as categorias, haverá uma disputa em turno e returno. Se uma mesma equipe vencer os dois turnos será declarada campeã. Caso haja vencedores distintos no turno e no returno, será realizada a fase decisiva entre as quatro equipes primeiras colocadas, observando:


  • Sub-11: disputa de semifinal e final em sistema de play off
  • Sub 13: quadrangular entre as quatro primeiras colocadas.
  • Sub 15: quadrangular entre as quatro primeiras colocadas.
  • Sub-17: disputa de semifinal e final em sistema de play off.
  • Sub 20 e adulto: disputa de semifinal e final em sistema de play off
 A data provável de início do Campeonato Metropolitano é dia 12 de abril.
Além das tradicionais equipes, competidores de vários anos (Magnum, Olympico, Recreativo e Minas), observa-se a importante continuidade de algumas equipes (Monte Sião, SESI, Oásis, Betim e Congonhas) e a inserção de novas equipes (Clube das Quintas e João Monlevade). 

Um comentário:

  1. Há anos que o futsal em Minas não decola. Está estacionado, onde o máximo que se consegue reunir numa categoria são de 8 a 10 equipes. Geralmente sub 11, sub 13 e sub 15 são as que apresentam mais participantes. Principalmente no Campeonato Metropolitano, onde teoricamente deverias concentrar um número maior de equipes. No Campeonato do Interior os números seguem a mesma tendência, porém aparentando ter mais equipes. Talvez tenha.
    Por outro lado, praticamente não existe divulgação na chamada grande imprensa dos fatos do futsal. Não sei o que aconteceu, mas antes, até 2000, 2001, a gente lia no Diário da Tarde ou mesmo no Estado de Minas, notícias sobre o metropolitano de futsal. Coberturas amplas com fotos etc. e tal. Hoje o que se vê são apenas algumas notinhas, isto quando é jogo de seleção brasileira ou a final da Liga. Mas são coberturas quase que imperceptíveis. Como exemplo podemos citar a Superliga que aconteceu em março, em Betim. O Brasileiro Sub 20 em Contagem e o início da Liga 2010. Se encontrar alguma notícia será uma pequena coluna num rodapé de página.
    Por outro lado a Liga de Vôlei tem uma página inteira e uma cobertura de tv muito maior.
    Aí vem a pergunta:
    Por quê isso acontece? Por quê(vamos falar do nosso futsal), o esporte em Minas está tão restrito?
    Atuo no futsal há pelo menos 30 anos, antes era puro entusiasmo, eu praticamente não sabia nada. Hoje, já fiz cursos com grandes técnicos de futsal deste Brasil; Ferreti, Miltinho, Ricardo Lucena, Cid Scarlat, PC Oliveira, Rodrigo Perdigão, se não me engano com você também, e outros mestres que não me recordo mais. Geralmente outras pessoas participam dos cursos mas a gente só lembra dos mais famosos.
    Sou treinador das equipes de futsal do Clube Esportivo Pinheiros, aqui em Pitangui, cidade que fica próxima a Pará de Minas e Divinópolis, há 140 quilômetros de Belo Horizonte.
    Participamos duas vezes do Metropolitano na categoria Juvenil(hoje sub 20). Em 2000, quando ficamos em terceiro lugar, atrás de Atlético campeão e Minas vice. No estadual não nos demos muito bem, mas não perdemos(7 a 7) para o todo poderoso campeão do interior, que era o time de Patrocínio, aliás cidade onde aconteceu a fase de classificação do Estadual daquele ano. Em 2001 o fracasso foi total. Perdemos todos os jogos que disputamos, pois, devido à idade, nosso time perdeu seis elementos do ano anterior, e não tínhamos um goleiro de bom nível. Resumindo, nunca parei de treinar as equipes pitanguienses, tanto para o Jimi como para o Jemg, onde já colhemos bons frutos.
    Atualmente meu trabalho está resumido a tentar levar uma equipe do Módulo II(93 a 95) do Jemg para a etapa Regional. Quanto ao Jimi, desde 2006 nossa cidade não manda mais times de futsal para a disputa, pois não temos técnicos credenciados com o tal do Crefi, o que na minha opinião tal exigência fere o direito constitucional do cidadão exercer uma profissão. No Jimi, pra se ter uma idéia, até auxiliar tem de ter Crefi. Acredito que daqui uns dias vão pedir Crefi até para os torcedores. Bom mas isto é outra história. Voltemos ao principal, que é a estagnação do futsal mineiro. Na minha opinião é necessário trazer o problema para uma mesa de discussão, abrir o debate, criar condições para que se chegue a uma solução que permita que mais equipes participem das competições. Criar as Ligas Regionais, por exemplo, aqui na região uma Liga que reunisse equipes de Pitangui, Pará de Minas , Nova Serrana, Papagaio, Pequi, Maravilhas, Martinho Campos, Conceição do Pará, Leandro Ferreira, Onça do Pitangui. Acredito que assim estaríamos dando um salto para o engrandecimento do esporte em Minas Gerais.
    Na minha opinião, o que está faltando é gente nova no comanda da Federação, pois acredito que tem muita gente por aí disposta a trabalhar pelo engrandecimento do esporte, mas não pode exercer sua intenções pois não lhe é dado uma única oportunidade. A idéia não é dividir, mas sim aglutinar todas as forças em favor do futsal.

    Edilson Lopes
    Pitangui - MG
    o.independente@yahoo.com.br

    ResponderExcluir