sábado, 27 de março de 2010

Futsal do Brasil nos Jogos Sulamericanos: hegemonia, Falcão, Record e PC

A Seleção Brasileira de Futsal conquistou nesta 6ª. feira, o tri-campeonato, nos IX Jogos Sulamericanos, em Medelín, Colômbia. Vale destacar que o Futsal fez parte do programa da competição continental, apenas nas últimas edições (2002, 2006 e 2010). O Brasil, venceu todas as 5 partidas desta edição, fazendo 32 gols e sofrendo apenas 2, na semi-final contra a Colômbia. Quatro aspectos me chamaram muito a atenção neste evento: a superioridade brasileira, o recorde do Falcão, a transmissão em TV aberta e o PC (ex-técnico da Seleção), como comentarista.
  
No que diz respeito à parte técnica, a Seleção Brasileira, realmente, não tem concorrentes, pelo menos até a próxima Copa, em nosso continente. As outras seleções conseguem, apenas no início dos jogos, suportar a pressão da seleção campeã do Mundo. Contando ainda com muitos atletas campeões mundiais e com jovens atletas muito talentosos, ainda somos praticamente imbatíveis por aqui. Acredito que apenas os países europeus (Espanha, Rússia, “Itália” e Portugal), podem criar maiores dificuldades. Outro fato no aspecto técnico foi o recorde de gols que antes pertencia ao Manoel Tobias, mas que nesta competição, foi superado pelo Falcão. Este jogador, sem dúvida, alguma é muito importante para a nossa modalidade, considerado, por muitos, o jogador mais espetacular da história da modalidade. Porém, apesar de superado, Manoel Tobias, na minha opinião, sempre terá espaço na galeria dos maiores, se não, o mais eficiente e completo de todos os tempos.

Por último, os outros dois aspectos; Record e PC. Sempre é muito importante termos o Futsal transmitido pela TV aberta. Foi muito boa a iniciativa da TV Record em transmitir estes jogos do futsal, com a Seleção Brasileira com a sua força máxima e garantia de conquista e show. Além disso, um narrador entusiasmado e, principalmente, para mim, o ponto forte de todo o evento, a presença do PC (Paulo César de Oliveira), ex-treinador da Seleção e campeão do Mundo em 2008. Os comentários do PC são uma verdadeira aula, uma oportunidade única de aprendizado para os interessados no Futsal. Suas opiniões abrangem, desde questões técnicas e táticas, até aspectos estruturais e organizacionais da modalidade.  Se perdemos um grande treinador na Seleção (atualmente, ele comanda a equipe do Corinthians), espero que ele esteja presente em muitas outras transmissões.


3 comentários:

  1. Concordo Pablito, os comentários do PC foram sensacionais, bom seria se pudéssemos assistir futsal em tv aberta com mais frequência, principalmente os clubes, que tanto precisam de apoio no momento atual.

    ResponderExcluir
  2. Qredo odeio esse time e uma mendaa....
    seus mando de fdp.xau

    ResponderExcluir
  3. Eu acho q vcs de viam dar uma chance aou futsal feminino..valeuu...

    ResponderExcluir